Vídeo de um tubarão branco recém-nascido

O vídeo deste acontecimento mostra, um tubarão esbelto e de um branco pálido


Em uma descoberta significativa, um cineasta especializado em natureza e um estudante de biologia capturaram imagens raras de um tubarão branco recém-nascido, um evento que marcou um avanço notável no estudo desses majestosos predadores marinhos. Esse registro inédito ocorreu nas águas próximas à costa de Santa Bárbara, na Califórnia, em julho do ano anterior. Carlos Gauna, o cineasta responsável, conseguiu registrar essa jovem criatura utilizando um drone.

A característica mais marcante do pequeno tubarão era a combinação dos seus olhos escuros, visíveis acima da linha da água, e o corpo de coloração predominantemente branca submerso. Seus traços físicos – nariz proeminente, corpo aerodinâmico e nadadeira caudal de ângulo acentuado – não deixavam margem para dúvidas de que se tratava de um exemplar jovem de tubarão branco.
Vídeo de um tubarão branco recém-nascido
Os tubarões brancos, cujo nome científico é Carcharodon carcharias, apresentam usualmente um dorso cinza e uma barriga de tonalidade mais clara, quase branca. As fêmeas desta espécie são conhecidas por produzir um líquido nutritivo, de coloração amarelada e aspecto leitoso, essencial para o desenvolvimento dos embriões.

Poucos dias antes desse registro, Gauna havia observado na mesma região vários tubarões que pareciam estar grávidos. Assim, a aparição deste tubarão de cor clara foi imediatamente notável para ele.
O vídeo deste acontecimento mostra, um tubarão esbelto e de um branco pálido
Gauna, conhecido na internet como The Malibu Artist, relatou: “Neste dia, um deles mergulhou profundamente, e pouco tempo depois, surgiu este tubarão completamente branco.” Ele deduziu que este jovem provavelmente era filhote de um dos tubarões que havia avistado anteriormente.

O vídeo deste acontecimento mostra, por volta dos 7 minutos e 30 segundos, um tubarão que parecia estar grávido mergulhando em águas mais profundas. Em seguida, um tubarão esbelto e de um branco pálido surge das águas cristalinas verdes.

Embora não tenha sido oficialmente confirmado como um tubarão branco recém-nascido, Gauna e seu colaborador Phillip Sternes, um biólogo especialista em tubarões da Universidade da Califórnia em Riverside, compartilharam suas observações em um jornal científico. Eles notaram que a aparência jovial do tubarão sugeria que ele poderia ter apenas dias ou até horas de vida.

Esse avistamento soma-se a relatórios anteriores de 2020 sobre um tubarão branco excepcionalmente pequeno, com cerca de um metro de comprimento, que se acreditava ser um recém-nascido, capturado perto da fronteira entre os EUA e o México no Pacífico.

Sternes comentou: “Existem muitas teorias, mas ninguém jamais observou um nascimento de tubarão branco ou um filhote recém-nascido no ambiente natural.” Ele acredita que esta observação pode ser a primeira evidência registrada de um filhote em seu habitat natural, indicando um possível local de nascimento.

A contribuição de naturalistas amadores ou cientistas cidadãos para a pesquisa científica é inestimável, especialmente quando envolve encontros fortuitos como este. Tais incidentes enriquecem nosso entendimento sobre o mundo natural.

Neste caso específico, o tamanho diminuto do tubarão e suas nadadeiras arredondadas, semelhantes às de embriões de tubarão quase no termo da gestação, indicam que ele nasceu pouco tempo antes de ser capturado pela câmera. Gauna e Sternes também observaram uma substância esbranquiçada se desprendendo do tubarão enquanto nadava, levando Sternes a especular: “Acredito que era um tubarão branco recém-nascido perdendo sua camada embrionária.”

Contudo, existem outras explicações possíveis. O tubarão pode ter uma condição de pele que causa a descamação, estar coberto por algum tipo de crescimento microbiano esbranquiçado, ou até mesmo ser um raro exemplar albino.

No entanto, a sincronia do avistamento, logo após o mergulho de um tubarão que aparentava estar grávido, e a coloração irregular nas nadadeiras peitorais, torna essa hipótese convincente.

Futuras observações do mesmo tubarão poderiam fornecer mais informações sobre como sua pele e tamanho mudaram ao longo do tempo. Com base em suas filmagens, Sternes e Gauna estimam que o tubarão media cerca de 1,5 metros (aproximadamente 4,9 pés) de comprimento, o que se enquadra no tamanho de jovens tubarões brancos.

Sternes enfatiza a necessidade de mais pesquisas para confirmar se essas águas são de fato um local de reprodução para os grandes tubarões brancos. Caso se confirme, ele espera que medidas legislativas sejam tomadas para proteger essas áreas, ajudando na conservação dos tubarões brancos. [Science Alert]
Fonte: Fotos: Divulgação

Postagens mais visitadas deste blog