Filmes que previram sobre o futuro da tecnologia

Sempre é uma experiência divertida rever aqueles filmes antigos que tentavam mostrar como seria o futuro. O mais curioso disso é que muitos deles fizeram previsões exatamente para os anos em que vivemos atualmente e, diferente do que a maioria deles imaginava, ainda não temos carros voadores, hologramas ou máquinas de teletransporte (ou trocamos o papel higiênico por três conchas).







Isso não quer dizer, é claro, que todos os filmes só erraram em suas previsões. Vários deles não só estavam corretos, como, de fato, serviram como inspiração para a criação de tecnologias que usamos hoje em dia. E o pessoal do Gizmodo fez uma lista que mostra alguns dos títulos que acertaram em sua visão de futuro – confira logo abaixo os principais deles.

1 - De Volta Para o Futuro 2

Embora tenha errado um bocado em alguns pontos, como na presença comum de hologramas, ciborgues muito mais poderosos que humanos comuns e o famoso skate flutuante (pelo menos não um capaz de carregá-lo por aí), "De Volta Para o Futuro 2" teve sua dose de acertos. Ele estava certo em tantas previsões que chegou a ganhar um artigo só sobre isso aqui no Tecmundo; clique aqui se quiser saber mais sobre isso.

2 - 2001: Uma Odisseia no Espaço

Um dos mais conhecidos filmes de ficção científica, "2001: Uma Odisseia no Espaço" acertou diversas previsões. Mas HAL 9000, o famoso computador inteligente com interface de interação com humanos, acabou ganhando uma versão que cabe em nosso bolso, na forma do aplicativo Siri, presente nos mais novos aparelhos iOS da Apple.

Outro conceito apresentado pelo filme que acabou se tornando verdade foi a tecnologia de videoconferência. Embora mostrada de maneira um pouco mais rudimentar que a que temos hoje, ela funcionava de maneira bastante semelhante ao que conseguimos com o simples uso de um programa como o Skype.

3 - Star Trek

As séries e filmes de Star Trek trouxeram alguns dos conceitos tecnológicos mais interessantes de todos os tempos, que serviram de inspiração para vários aparelhos que temos hoje. Afinal, quem na época pensaria que seria possível ter um comunicador de bolso ou um computador portátil capaz de escanear, gravar e analisar dados? Bem, muitos atualmente possuem um smartphone capaz de fazer tudo isso; para todo o resto, basta usar um Tricorder de verdade.

4 - Os Jetsons

Está bem; o desenho da família do futuro errou feio em mais aspectos do que conseguimos imaginar. Um pequeno aparelho que deu as caras no desenho, porém, acabou chegando às casas de algumas pessoas: o pequeno robô-aspirador que limpava a casa automaticamente pode ser encontrado na vida real e possui o nome de Roomba.

5 - Um Robô em Curto Circuito

O clássico filme da Sessão da Tarde que trazia um enorme robô criado para uso militar foi outro que acertou em suas previsões. Embora os autômatos usados por diversos exércitos atualmente não sejam nem de longe tão impressionantes quanto Johnny 5 (nem sejam capazes de agir sozinhos), já existem máquinas controladas por controle remoto feitas para realizar as mais diversas tarefas, como desarmar bombas e minas ou servir como uma maneira segura de explorar terreno inimigo.

Segundo o site gizmodo, tecmundo
Fotos Reprodução, Gizmodo

0 Response to "Filmes que previram sobre o futuro da tecnologia"

Postar um comentário