As cidades com maior número de acidentes são: Bahia, Pernambuco, São Paulo, Pará e Minas Gerais
Imagens IA Ilustrativa
Inclusive, o veneno de algumas espécies contém neurotoxinas que afetam o sistema nervoso, causando sintomas graves como dificuldade respiratória, convulsões e, em casos mais graves, parada cardíaca.
Imagens IA Ilustrativa
6 fatos e curiosidades incríveis sobre os escorpiões
1- Cidades com o maior número de acidentes com escorpiões
As cidades com maior número de acidentes são: Bahia, Pernambuco, São Paulo, Pará e Minas Gerais, sendo esta última a que mais apresenta acidentes. Portanto, tenha cuidado redobrado nesses locais. Combinado?
2- O que comem
Os escorpiões têm uma dieta baseada principalmente em insetos, como baratas, grilos, formigas e outros pequenos invertebrados. São caçadores noturnos, utilizando suas pinças para capturar a presa e, quando necessário, o ferrão para imobilizá-la com veneno.
Imagens IA Ilustrativa
Além disso, algumas espécies maiores de escorpiões podem se alimentar de pequenos vertebrados, como lagartixas ou filhotes de roedores.
3- Parentes do escorpião
Entre os parentes mais antigos do escorpião estão os pterygotus, um gênero de gigantescos artrópodes aquáticos que viveram há cerca de 443 a 359 milhões de anos. Embora os pterygotus fossem primos distantes dos escorpiões atuais, eles se destacavam pela vida predominantemente aquática e pelo corpo segmentado com grandes pinças, usadas para capturar presas.
4- Número de mortes
Apesar de pequenos, de modo geral, esses bichinhos podem apresentar venenos letais. Em todo mundo, pode acontecer até 2 mil mortes.
Imagens IA Ilustrativa
5- Eles não atacam pessoas
No geral, é comum a gente pensar que os escorpiões atacam as pessoas. Porém, há um equívoco sobre isso. A verdade é que eles estão apenas se defendendo.
6- Produzem um único tipo de veneno
As serpentes são conhecidas por produzir uma variedade de tipos de veneno, que podem causar desde paralisia até hemorragias. Já o escorpião, embora também seja venenoso, produz apenas um tipo de toxina. No entanto, essa toxina pode ter diferentes efeitos dependendo da espécie.
+ 3 Curiosidades incríveis sobre os escorpiões