28 janeiro 2026

thumbnail

Carro elétrico de luxo Volvo EX60

A Volvo também anuncia o EX60 Cross Country, versão de apelo aventureiro com suspensão 20 mm mais alta


A Volvo revelou nesta quarta-feira (21) o inédito EX60, seu novo SUV elétrico que, segundo a marca, vai “mudar o jogo” do mercado de elétricos premium. Estreia uma nova plataforma (SPA3) com significativas evoluções em relação ao EX90, seu irmão maior. O coração dessa nova arquitetura é o chassi “cell-to-body”, que integra a bateria em sua estrutura e permitiu reduzir o peso e aumentar a autonomia.
Carro elétrico de luxo Volvo EX60
Os números iniciais fornecidos pela Volvo realmente colocam o EX60 em outro patamar de desempenho e eficiência. São até 810 km de autonomia com apenas uma carga completa da bateria de 117 kWh, o que permite ao SUV elétrico percorrer grandes distâncias sem ter de recarregar.

Esse alcance, claro, é da sua versão mais poderosa, a P12 AWD, com tração integral e dois motores elétricos capazes de gerar até 680 cv de potência e um torque máximo instantâneo de 80,5 kgfm.

Conforme a ficha técnica, o Volvo EX60 P12 não apenas “elimina” qualquer preocupação com a bateria, como também entrega alto desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 3,9 segundos, número digno de um superesportivo.
Carro elétrico de luxo Volvo EX60
Carro elétrico de luxo Volvo EX60
Ajuda nisso o excelente coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,26. Tem mais: a fabricante promete recargas ultra rápidas no SUV. Bastam 10 minutos para recuperar 340 km de autonomia em estações de 400 kW, algo ainda raro de se encontrar no Brasil. Segundo a sueca, o novo EX60 possui 4,80 m de comprimento, 1,90 m de altura, 1,63 m de largura e 2,97 m de entre-eixos. A altura do solo, por sua vez, é de 17,8 cm.
No Brasil ainda em 2026
Aliás, por falar no mercado brasileiro, a Volvo confirma a chegada do EX60 no nosso país ainda neste ano. O novo SUV elétrico desembarcará no último trimestre de 2026 importado da Suécia, onde terá produção na fábrica de Gotemburgo, mesmo local onde é produzido o grandão XC90.

Porém, o modelo que teremos no Brasil será a versão P10, a primeira que ganhará produção em série. Neste caso, os números são um pouco menos “revolucionários”, embora também sejam referência na classe.

A versão intermediária e a de topo do Volvo EX60 também virão de série com tração integral e dois motores elétricos. No total, são 510 cv de potência e um torque máximo imediato de 72,3 kgfm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

A bateria também muda e é um pouco menor, com capacidade total de 95 kWh e uma autonomia de 660 km com a carga completa. Além das versões P10 e P12, o novo SUV elétrico terá ainda a opção de entrada P6 com motor traseiro capaz de gerar 374 cv e 48,9 kgfm de torque. Neste caso, a bateria tem 83 kWh, com alcance de até 620 km.
EX60 terá versão Cross Country
A Volvo também anuncia o EX60 Cross Country, versão de apelo aventureiro com suspensão 20 mm mais alta. Esta será baseada na P10 AWD e tem grandes chances de chegar ao Brasil em 2027. Com esses quatro modelos, a Volvo espera que o EX60 se torne rapidamente um de seus modelos mais vendidos no mundo, inclusive no mercado brasileiro.

Isso porque, segundo executivos da marca sueca, o novo SUV médio terá preços bastante competitivos com a redução de custos obtida com a nova plataforma. O modelo virá posicionado logo acima do XC60, que parte de R$ 459.950 na configuração Plus.
SUV estreia “supercérebro” da Volvo e IA do Google integrada
Além da nova arquitetura de 800 volts e da longa autonomia da bateria, o EX60 promete dar um salto tecnológico em relação aos carros elétricos atuais com uma capacidade de processamento sem precedentes.

Segundo a Volvo, o SUV utiliza o “HuginCore”, um sistema de computação central desenvolvido em parceria com a NVIDIA e com a Qualcomm. Diferente dos carros tradicionais, onde dezenas de módulos isolados controlam funções distintas, o "cérebro" do EX60 é unificado.
Este super computador será capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo e vai permitir ao modelo ‘pensar, processar informações e agir’. Para entregar tal desempenho, o módulo traz o chip NVIDIA DRIVE AGX Orin e a plataforma Snapdragon Auto Connectivity, com quatro anos de dados ilimitados gratuitos. Assim, segundo a montadora, as telas entregam respostas rápidas, com mapas que carregam instantaneamente e assistente de voz que conversa com os passageiros.

Isso, inclusive, permitiu a integração do Google Gemini, o assistente de Inteligência Artificial da Google, que faz sua estreia em um carro de produção. Na prática, o sistema abandona os comandos de voz robóticos e engessados e oferece uma interação em linguagem coloquial - como se os usuários estivessem falando com um humano. O carro será capaz de entender contextos e solicitações complexas, e vai permitir executar tarefas inimagináveis por meio de conversas "naturais".
Por exemplo, será possível pedir ao Gemini para encontrar o endereço de uma reserva de hotel em seu e-mail, ou verificar se um item comprado recentemente cabe no porta-malas do veículo. Os usuários também poderão pedir dicas para uma viagem. Tem mais: o Gemini poderá até "ver" pelas câmeras do carro e responder perguntas sobre o ambiente externo - como informações sobre um restaurante ou sobre um monumento histórico. E tudo isso com atualizações remotas constantes.
EX60 é o Volvo mais seguro da história
Essa "compreensão de ambiente" também dará ao novo SUV elétrico o maior nível de segurança já entregue em um Volvo. Graças ao HuginCore, o carro será capaz de processar em tempo real os dados das dezenas de sensores na carroceria, criando um mapa 3D constante do entorno. Outro destaque é o cinto de segurança “multi adaptativo”, uma nova tecnologia que personaliza a tensão e a proteção com base no perfil do ocupante.
Quando o novo Volvo EX60 chegará ao Brasil?
Com início de produção na Suécia neste primeiro semestre, o EX60 tem previsão de desembarque nas 52 concessionárias brasileiras da Volvo ainda em 2026, no último trimestre. O SUV promete ajudar a marca sueca a manter o crescimento recorde registrado no último ano, onde veículos 100% elétricos já representaram mais de 53% das vendas da montadora no país. Além do EX60, a Volvo também confirmou o lançamento do sedã de luxo ES90 também no 2º semestre.

Fonte: Fotos: Divulgação

Curiosidades do brasil e do mundo