Mas os escorpiões estão na terra faz um tempão. Acredite ou não, eles já andaram por aí com os dinossauros
Imagens IA Ilustrativa
Inclusive, o veneno de algumas espécies contém neurotoxinas que afetam o sistema nervoso, causando sintomas graves como dificuldade respiratória, convulsões e, em casos mais graves, parada cardíaca.
Imagens IA Ilustrativa
4 fatos e curiosidades incríveis sobre os escorpiões
1- Existem há mais de 400 milhões de anos
Eu sei, é difícil de acreditar, né? Mas os escorpiões estão na terra faz um tempão. Acredite ou não, eles já andaram por aí com os dinossauros.
2- Espécies venenosas
Lembra que falamos que, ao todo, são 1500 espécies de escorpiões? Dentro desse número, especialistas dizem que apenas 20 são venenosas. No Brasil, por exemplo, existem 160 espécies, entre elas estima-se que apenas 4 sejam venenosas.
Imagens IA Ilustrativa
3- Escorpiões venenosos que vivem no Brasil
Os tipos venenosos de escorpião que podemos encontrar no Brasil são: Tityus paraensis, o qual é encontrado na Amazônia; Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo; Tityus stigmurus que é o amarelo, mas típico do Nordeste; e, por fim, o escorpião marrom, Tityus bahiensis.
4- Tamanho das espécies
Algumas espécies de escorpiões são realmente pequenas, chegando a medir apenas 2 centímetros. Por outro lado, existem espécies bem maiores, com alguns escorpiões atingindo impressionantes 20 centímetros de comprimento. Um exemplo é o escorpião-imperador (Pandinus imperator), que pode alcançar essa dimensão e é conhecido tanto pelo tamanho quanto pela sua aparência robusta.
+ 3 Curiosidades incríveis sobre os escorpiões