Dispositivos da Apple devem superar Windows este ano

Neste ano, os consumidores devem pela primeira vez comprar mais aparelhos Apple do que computadores, tablets e celulares inteligentes acionados pelo sistema operacional Windows, apontam analistas.

A tendência mostra como a transição da computação de mesa para a móvel representa uma ameaça para o domínio da plataforma da Microsoft sobre o mercado. 

O grupo de pesquisa de mercado Gartner prevê que as vendas de tablets superarão as de computadores de mesa e laptops tradicionais até 2015 e outros analistas estimam que a virada possa surgir até mais cedo. 


A força da Microsoft no mercado de computadores para empresas vai sustentar sua divisão Windows por ainda muitos anos, segundo o Gartner, mas no mercado ao consumidor os produtos da empresa correm o risco de se tornar irrelevantes, diz a analista Carolina Milanesi.



No ano passado, as vendas combinadas da Apple ao consumidor, com 159 milhões de iPhones, iPads e Macs, ficaram abaixo dos 175 milhões de aparelhos equipados com o Microsoft Windows. 

O Gartner prevê que os embarques da Apple, pelo critério de volume, atingirão os 233 milhões de unidades neste ano, superando 181 milhões do Windows. 


"Se os consumidores não comprarem [o Windows], os criadores de software não se interessarão pela plataforma. A Microsoft precisa vencer no mercado ao consu- midor se deseja manter a relevância."



O iPad detém mais de metade do mercado de tablets, e o Google Android domina entre os smartphones, mas o Windows não conseguiu avanço no segmento móvel. 

Horace Dediu, analista independente que cobre o mercado de computação móvel para a Asymco, previu no ano passado que os tablets ultrapassariam os computadores pessoais no fim de 2013.

Os embarques de aparelhos acionados pelo Android passarão da marca do bilhão pela primeira vez em 2014, prevê o Gartner, superando os embarques combinados das plataformas Apple e Microsoft.

Fonte: Folha  

Postagens mais visitadas deste blog

Moda jovem Blusa Feminina Cropped Xadrez Alças Finas

Smartphone Samsung Galaxy S21

Waymo lança primeiro serviço de transporte com carros autônomos