Como fazer uma maquiagem perfeita

Você vive ligada nas tendências e investe nos melhores produtos, mas na hora de encarar o espelho com a maquiagem em mãos batem pequenas dúvidas. Devo aplicar pó por cima da base? Como passar o batom vermelho sem borrar? Qual o truque para afinar o rosto? Dicas de quatro especialistas em make para você caprichar nos detalhes, usar as novidades sem medo e conseguir um visual lindo e impecável.







Quando tomo sol tenho que mudar de base?
"Sim, vale investir em outro tom de base para quando estiver mais bronzeada", diz a maquiadora Helo Bassi. É comum ter o rosto e o colo de tonalidades diferentes, já que nos protegemos bastante ao nos expormos ao sol. Se a diferença de tons for gritante, Rafaella Crepadi, treinadora e maquiadora da Nars no Brasil, sugere fazer uma média entre os dois e escolher uma cor de base intermediária, para não ficar artificial. "Por isso, indico testar a base próximo do maxilar. Assim, dá para visualizar melhor se acertou no tom", explica.

Como usar a maquiagem para afinar o nariz?
Imaginar o nariz preso entre duas linhas paralelas é o segredo de Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil, para afinar a área: "Você pode usar pó, base, corretivo ou sombra para criar essas linhas nas laterais do nariz, sempre com dois tons mais escuros que a cor da sua pele. Esfume bem para não deixar nada aparente e aplique o iluminador apenas na pontinha do nariz", explica.

Batom vermelho: como fazer um contorno perfeito sem borrar?
Com cores escuras, o risco de errar aumenta (no carro em movimento, então, é tragédia na certa!). Dizem que os cremosos borram mais do que os mates, mas há controvérsias. Seja qual for o batom escolhido, não faltam truques. A clássica dica de aplicar o lápis no contorno da boca continua valendo. Escolha um tom o mais próximo possível do batom para o visual não parecer antigo. Já existem lápis transparentes que criam uma barreira no contorno, evitando que o batom escorra. "Também vale passar um corretivo ao redor dos lábios, pois, caso ele borre, fica mais fácil limpar", diz Helo Bassi. Se preferir usar um pincel, tente o chanfrado (de olhos mesmo). Ele ajuda a contornar o biquinho com perfeição.

Dá para conquistar um bocão de Angelina Jolie só com make?
O segredo para ganhar lábios carnudos tem nome: gloss! Rafaella ensina como abusar dele: "Faça o contorno com um lápis de boca e preencha com a cor desejada de batom, mantendo o centro dos lábios menos pigmentado. Depois, lance mão de dois tons de gloss. Um da mesma cor do batom e outro mais claro, que deve ser aplicado apenas no centro dos lábios", explica.

O blush em creme virou febre. Todo maquiador usa. Por quê?
O blush nessa textura garante um resultado mais natural, de pele hidratada e fresca, uma forma mais moderna de dar aquele ar de saúde às bochechas. Pode ser aplicado facilmente com os dedos não só nas maçãs do rosto mas também nos lábios e pálpebras - é um produto multifuncional. Também oferece maior fixação. Um truque é aplicá-lo por baixo do blush em pó para durar a balada toda. Só é contraindicado para quem tem pele muito oleosa.

Quando uso corretivo, ele acumula nas ruguinhas. Como evitar?
Rafaella dá a solução: "Hidratar bem a pele é uma saída inteligente. Se o rosto estiver desidratado e o corretivo for o primeiro produto em contato com a pele é dele que ela vai sugar a água, deixando um aspecto seco e craquelado", explica. Além disso, opte por corretivos com textura leve e fluida - muitos já oferecem tratamento antirrugas, disfarce ótico e boa cobertura no mesmo produto. Por fim, dose bem a quantidade para evitar o aspecto ressecado.

Existe um truque para colocar cílios postiços sem que eles despenquem?
A escolha dos cílios é fundamental. "Qualidade faz toda a diferença. Um muito barato pode ter uma base rígida demais, com pelos mais duros. Então, a falta de flexibilidade pode dificultar a aplicação e gerar desconforto", acredita Fabiana. Os de melhor qualidade (sim, são mais caros) trazem bases mais finas e flexíveis. Toda a extensão da base dos cílios postiços deve receber a cola, mas sem excesso. Espere a cola secar por 30 segundos antes de grudar.

Qual o segredo para fazer um olhão esfumado durar?
"Para fazer seu smoky eye durar a noite toda, sugiro sempre o uso de uma sombra em creme antes da em pó - melhora a fixação. Um lápis preto para olhos também serve como base. Se quiser manter a raiz dos cílios mais escura, por exemplo, deixe o lápis mais forte nessa região, assim, quando aplicar a sombra, a cor e o pigmento ficarão mais intensos", explica Rafaella.

Delineador em gel, líquido ou na forma de caneta. Qual escolher?
Essa escolha depende da sua preferência e habilidade. A versão em gel requer o uso de um pincel chanfrado, que, apesar de precisar de firmeza, ajuda a fazer o traço linear e rente aos cílios. Também seca rápido, o que evita que a tinta tatue a pálpebra superior. "O líquido exige uma precisão ainda maior para o resultado não parecer uma escadinha. Já a embalagem em forma de caneta é ideal para quem não tem muita prática. A ponta firme e o controle de saída do produto garantem maior domínio sobre o traçado", explica Rafaella.

Devo usar o curvex antes ou depois da máscara de cílios?
"É perigoso usar o acessório já com a máscara nos cílios, pois você corre o risco de quebrar os fios. Também não recomendo esquentá-lo no secador como algumas mulheres fazem, pois, sem ter o real controle da temperatura, existe o risco de queimar os cílios", fala Rafaella. A forma correta de usar o curvex é apertá-lo de duas a três vezes antes de aplicar a maquiagem para garantir uma boa curvatura. Fabiana Gomes conta um truque: "Em uma emergência, dá até para usar uma colher de chá ou café (dependendo do tamanho do olho) como modelador de cílios. É só usar a parte convexa do talher", diz.

Como usar várias camadas de máscara sem deixar os cílios emplacados?
Jogue fora aquele produto que está fazendo bodas de ouro no nécessaire. Quando a máscara para cílios fica velha, torna-se grossa e tende a grudar os cílios. Também evite passar a máscara fazendo um ziguezague, técnica que alguns maquiadores ensinam, mas que não funciona muito para diversas camadas. "Retire todo o excesso de máscara do pincel na borda da embalagem e aplique da raiz às pontas como se você estivesse escovando os fios. Espere secar para passar mais uma vez e use uma escovinha para pentear os cílios, removendo acúmulos", diz Helo.

Como corrigir as sobrancelhas com maquiagem sem deixar pesado?
Claro que sim! Esse truque da maquiagem faz toda a diferença no resultado final e os últimos desfiles de moda ditaram sobrancelhas bem marcadas. Então, vale aprender: "Com uma sombra num tom frio, pode ser o marrom-acinzentado, e um pincel chanfrado, vá preenchendo apenas as falhas e não o contorno do arco, como se estivesse desenhando fio por fio. Isso garante um aspecto mais natural", diz Fabiana. As ruivas são a única exceção. Para combinar com o cabelo, devem procurar tons mais quentes, mas nunca usar o preto, que sempre pesa para todas as mulheres.

Blush perolado, opaco ou cintilante?
Qual devo usar?"Não existe uma regra. Tudo depende do acabamento que você mais gosta ou do efeito que deseja causar", fala Rafaella. Mas, sem dúvida, o blush perolado é o que está em alta, justamente por seu poder iluminador. Como a brasileira gosta de pele mate, ou seja, sem brilho, é importante que haja um ponto de luz nas maçãs do rosto. O blush opaco tem o seu valor, especialmente para fazer correções. "Se quiser, use a versão sem brilho e, por cima, aplique um iluminador em pó ou em creme", ensina. Os produtos cintilantes, com partículas de glitter muito evidentes, estão caindo em desuso. Mas, se você não abre mão de brilhar, restrinja-os para a noite.

Diminuir olhos grandes e aumentar os pequenos é possível?
Essa é a missão número 1 da maquiagem: disfarçar o que você não gosta no seu rosto. Olhos grandes podem ganhar uma aparência menor com tons escuros. Sombra (de preferência sem brilho), delineador e até lápis preto na linha d'água ajudam a diminuí-los. Já os pequenos devem ser iluminados, especialmente no canto interno. Aposte em cores claras, como o areia, dourado e rosa. "Aplicar um lápis bege na linha d?água também é tiro e queda para abrir o olhar", fala Nadia Tambasco, do salão Marcos Proença.

Como combinar duas cores de sombras?
O primeiro passo é escolher tons que conversam entre si. Geralmente, os duos ou quartetos de sombra facilitam a nossa vida, pois já trazem essa combinação prontinha. Outra regra é aplicar o tom mais claro na parte mais interna das pálpebras e o mais escuro na externa, para abrir o olhar. Fabiana faz uma sugestão para quem já está craque no make: "Aposte numa terceira cor como intermediária, que faça a transição entre ambas. O olho fica mais sofisticado com um acabamento profissional". Mas não deixe de usar cores com medo de errar. "Na Nars, seguimos a filosofia que devemos brincar com as cores. Se não gostar do resultado, basta limpar. É só maquiagem!", fala Rafaella.

Afinal, em quais pontos devo aplicar o iluminador?
Ele é o produto queridinho do momento e vale a pena tê-lo no nécessaire na versão fosca para o dia e perolada para a noite. Também está disponível em pó e creme, sendo que o último caiu no gosto dos maquiadores profissionais pela fácil aplicação. O iluminador deve ser passado nas áreas que você deseja ressaltar, para deixar o rosto com volume e profundidade e bem desenhado. "Em geral, iluminamos o ossinho das maçãs e do nariz, o canto interno dos olhos e abaixo da sobrancelha", explica Nadia. Quem tem um nariz batatinha, por exemplo, pode clarear a ponta dele para parecer mais fino. Aplicando no V dos lábios (chamado de arco do cupido pelos profissionais), em sua parte superior, a boca é realçada.

Pó facial: preciso passá-lo por cima da base?
Não. Mas você pode, dependendo do efeito que deseja. "Eu não uso muito, apenas se a pessoa tem a pele extremamente oleosa", conta Nadia. Rafaella gosta de usar um pó translúcido (sem cor, geralmente é branquinho na embalagem) ou solto para finalizar a pele: "O produto sela a base e ajuda a receber melhor o blush e as sombras, além de aumentar a durabilidade da maquiagem", diz. Vale experimentar e ver o que prefere.

Estou acima do peso. O que eu faço para afinar meu rosto?
Aqui entra em cena o jogo de luz e sombra, como explica Rafaella: "Escurecendo onde você pretende afinar e clareando os pontos a serem ressaltados dá para conseguir esse resultado", fala. Use uma base ou corretivo cremoso de tom levemente mais escuro que o seu natural no contorno do rosto - perto da raiz do cabelo, das orelhas e no maxilar. Também vale recorrer a um blush amarronzado e sem brilho. Nesse caso, pincele-o nas maçãs do rosto na diagonal, das têmporas ao canto da boca, para conseguir um efeito "magérrima em instantes".

Todo mundo fala em primer. Vale a pena investir nesse produto?
Com certeza! "Ele é o photoshop da maquiagem", diz Fabiana, que compara o primer a um filtro passado por cima da pele. Ao aplicá-lo ainda com o rosto limpo e hidratado, já ajuda a camuflar poros abertos e linhas finas graças ao efeito ótico. A fórmula rica em silicone garante um toque aveludado e aumenta a duração da maquiagem. "Quem tem uma pele com poucas imperfeições pode usá-lo sozinho, mas, se você precisa de maior cobertura, complete com base ou pó", fala a maquiadora.

Fixador de maquiagem funciona?
Sim, ajuda, mas não é imprescindível. Alguns são indicados para usar antes e outros depois do make. Em geral, hidratam a pele, controlam a umidade e o brilho, prolongando o resultado da maquiagem. Mas a maioria dos profissionais acredita que o primer tem a mesma função do fixador e acaba sendo mais confortável. Há até quem aposte no uso da água termal (também antes ou depois), que deixa a pele com um aspecto viçoso.

Segundo o site mdemulher
Fotos Getty Images

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas e tendência ~ SHEIN BASICS Simples básico Macacão

Moda jovem Blusa Feminina Cropped Xadrez Alças Finas